As Pousadas de Juventude continuam a consolidar a sua posição no setor do alojamento turístico em Portugal, ao registar uma elevada taxa de ocupação (49%) e número de dormidas (595.594) em 2024, apesar do ligeiro decréscimo em relação ao ano anterior, um ano recorde a este nível.
As unidades de alojamento geridas pela Movijovem acompanharam a tendência do setor turístico português,ao continuar a atrair hóspedes nacionais e internacionais. Os portugueses mantiveram-se como o principal mercado, representando 67% das dormidas, seguidos por hóspedes provenientes de Espanha (5,5%), Brasil (5,6%), Cabo Verde (5,6%) e Alemanha (4,6%).
Tal como já tinha vindo a ser verificado, em 2024 as Pousadas de Juventude reforçaram a sua aposta em diferentes segmentos. Ode grupos organizados, que representaram cerca de 34% do total das reservas.
Em termos etários, os jovens (até aos 40 anos) continuam a ser o público principal, representando cerca de 70% dos hóspedes.
Adicionalmente, destacaram-se iniciativas como o projeto ANDA Conhecer Portugal, que oferece aos jovens que terminaram o Ensino Secundário uma semana gratuita de alojamento nas Pousadas de Juventude e viagens de comboio na CP - Comboios de Portugal para explorar o país.