Esta semana, a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, visitou a renovada Pousada de Juventude de Coimbra e ficou a conhecer o novo projeto da Movijovem: a Plataforma J.
A Pousada de Juventude de Coimbra foi alvo dum processo de requalificação durante os últimos meses que permitiu fazer algumas melhorias, tornando-a mais cómoda e confortável para os hóspedes. Esta unidade dispõe de 19 quartos que pode acolher até 69 hóspedes. É uma das 19 unidades da rede de Pousadas de Juventude que recebe e pode receber estudantes no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. Em breve, passará a contar com cerca de 30 camas para este efeito.
Durante a visita, a Ministra da Juventude e Modernização também teve oportunidade de conhecer a Plataforma J, uma iniciativa da Movijovem que tem como objetivo dinamizar um painel jovem e órgão consultivo no âmbito do desenvolvimento e promoção do Cartão Jovem. As candidaturas para este painel foram lançadas em abril e contou com mais de 100 jovens candidatos. Foram selecionados um por distrito de Portugal, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
O primeiro encontro desta plataforma foi no passado fim de semana, na Pousada de Juventude da Lousã, e contou com a participação de 11 jovens dos 20 que irão fazer parte desta iniciativa.
Durante os três dias, estes jovens tiveram oportunidade de se conhecer e de criar dinâmicas de trabalho entre eles que permitiu lançar as linhas orientadoras da Plataforma J para o mandato 2024-2026, assim como quais as temáticas prioritárias para desenvolverem durante este mandato. São elas:
- Literacia financeira e laboral
- Democracia e literacia política
- Transição ecológica, digital e inclusiva.
Prevê-se nos próximos meses seja possível capacitar e empoderar os jovens no seu percurso de vida e promover tomadas de decisão conscientes e informadas.