Notícias

Dois jovens portugueses selecionados para o EYCA Youth Panel

Rafaela Nunes e Rui Teixeira são os dois jovens portugueses selecionados pela European Youth Card Association (EYCA), para o seu Youth Panel. A participação nacional foi muito elevada, com quase 40% dos candidatos a este painel a serem oriundos do nosso país.

Em conjunto com mais nove jovens de vários países europeus, estes dois portadores do Cartão Jovem vão contribuir diretamente para a construção e elaboração de projetos que o Programa Cartão Jovem vai desenvolver nos mais de 30 países europeus onde está estabelecido. 

De acordo com a EYCA, este órgão tem como principal objetivo "ser a voz dos portadores do Cartão Jovem no desenho das iniciativas desta organização", procurando maximizar o impacto positivo na vida dos mais jovens e fornecer informação à Direção da EYCA sobre aqueles que são os maiores desafios para esta geração. A EYCA quer também apoiá-los para que promovam e defendam as causas pelas quais são apaixonados. 

Em Portugal, a Movijovem lançará em breve também novas iniciativas para a auscultação dos jovens portugueses no planeamento e criação de futuros projetos nas políticas públicas de juventude e em outras áreas prioritárias para este público. 

Quem são os dois elementos portugueses do EYCA Youth Panel?

Rafaela Nunes tem 18 anos e é estudante de Ciência Política e Relações Internacionais. É apaixonada pela natureza, por ler e aprender sobre diferentes culturas.

Até agora, esteve envolvida em projetos a nível nacional e internacional relacionados com direitos humanos, disparidades de género, alterações climáticas e participação jovem, até porque acredita que ninguém é novo demais para começar a fazer a diferença. 

A Rafaela está entusiasmada por trabalhar, em conjunto com outros jovens europeus, para promover o diálogo cívico saudável e participar numa tentativa conjunta para criar uma comunidade mais tolerante, empática e afetuosa, que receba a diversidade de braços abertos e que, com ela, se desenvolva.

 

Rui Teixeira, de 21 anos, estuda Engenharia Informática e é natural de Vila Nova de Gaia. Interessado em política, música e livros, adora viajar para novos locais e ter novas experiências.

Nos últimos anos, tem trabalhado no campo da educação, participação jovem e cidadania ativa, contribuindo com soluções para empoderar os jovens e fortalecer os processos democráticos em projetos a nível local, nacional e internacional. 

Quis juntar-se ao EYCA Youth Panel para trabalhar com outros jovens, de toda a Europa, na promoção do Cartão Jovem como uma ferramenta que pode envolver os jovens na participação e como um instrumento para construir melhores políticas públicas. É da opinião que só em conjunto podemos empoderar a juventude europeia. 

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 100

movijovem@movijovem.pt
www.movijovem.pt

Segue-nos