No Dia Internacional da Saúde Mental, o Cartão Jovem apresenta uma iniciativa para promover o bem-estar psicológico dos jovens em Portugal.
A grande proximidade do Cartão Jovem à população jovem e aos seus interesses e preocupações traduziu-se numa solução prática para a necessidade de cuidados na área da saúde mental. Assim, no âmbito de um protocolo estabelecido entre a OPP (Ordem dos Psicólogos) e a Movijovem, foi constituída uma bolsa de psicólogos/as para prestação de aconselhamento psicológico em condições especiais aos aderentes ao Cartão Jovem (hoje em dia mais de 190.000 jovens).
A adesão a este programa foi extraordinária, contando atualmente com 397 psicólogos distribuídos por todo o país, prontos para oferecer apoio psicológico. Os portadores do Cartão Jovem podem aceder a consultas em condições vantajosas, incluindo:
Primeira consulta gratuita;
Quatro consultas seguintes com uma tarifa máxima de 25€;
Desconto mínimo de 50% sobre o valor de tabela nas consultas subsequentes.
O pagamento, quando aplicável, é efetuado diretamente pelo paciente ao prestador de serviços, garantindo transparência e simplicidade no acesso.
"Com esta iniciativa, queremos quebrar barreiras no acesso da população jovem aos cuidados na área da saúde mental" afirma Miguel Perestrello, presidente da Movijovem. "Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e estamos empenhados em garantir que o bem-estar psicológico seja uma prioridade acessível a todos os jovens. Numa iniciativa que permite continuar a afirmar o Cartão Jovem junto dos jovens.”
Para mais detalhes sobre a Bolsa de Psicólogos do Cartão Jovem e sobre as condições de acesso, visite www.cartaojovem.pt ou consulte o link na bio das redes sociais do Cartão Jovem.