O primeiro Encontro Nacional de Municípios com Cartão Jovem, organizado pela Movijovem, realizou-se no dia 3 de outubro, no ATLAS, em Aveiro, reunindo vereadores e técnicos municipais e organizações juvenis de todo o país, bem como especialistas em políticas de juventude e entidades governamentais.
Este evento, dedicado ao desenvolvimento de políticas públicas para a juventude e à evolução do Cartão Jovem, teve como tema central o papel dos municípios na promoção de oportunidades e na participação ativa dos jovens na sociedade através do Cartão Jovem Europeu, em especial, por meio da sua vertente municipal. Atualmente, o Cartão Jovem Municipal conta com 117 municípios aderentes e é um instrumento que tem como objetivo aproximar os jovens do comércio e dos serviços locais, dinamizando as suas comunidades.
Durante o evento, foram também anunciadas importantes atualizações e iniciativas relativas ao Cartão Jovem, nomeadamente o seu crescimento contínuo. O início de 2024 trouxe várias novidades a esta ferramenta, nomeadamente a sua generalização, digitalização e segmentação. Atualmente, nos primeiros 9 meses do ano, o Cartão Jovem cresceu praticamente para o dobro contando agora com 192.000 jovens utilizadores.
Outra das novidades mais relevantes foi a transformação do Cartão Jovem, que deixou de ser apenas um cartão de descontos e benefícios únicos, passando a ser uma plataforma de produção de políticas públicas direcionadas aos jovens, afirmando-se como um instrumento de participação e capacitação jovem. Entre estas iniciativas, destaca-se a campanha de sensibilização para as eleições europeias – “More in 24”, desenvolvida pela European Youth Card Association (EYCA), em parceria com o Parlamento Europeu, bem como o lançamento da Plataforma J, um conselho consultivo composto por jovens de todos os distritos portugueses, que visa orientar a Movijovem no âmbito dos serviços e respostas direcionadas para a juventude portuguesa. A apresentação das Academias Cartão Jovem, centros de competências que visam capacitar e promover a autodeterminação dos jovens, e da valorização do voluntariado jovem, por meio da atribuição de prémios e descontos mais elevados inseridos no Cartão Jovem, são exemplos de novos projetos que reforçam a estratégia e a evolução desta ferramenta de acesso a oportunidades para a juventude.
Ao longo do dia, foram debatidos três grandes eixos fundamentais:
Fortalecer a rede de municípios com Cartão Jovem, promovendo a cooperação e a comunicação entre municípios e a Movijovem para responder de forma mais eficaz às necessidades locais dos jovens;
Inovar e adaptar, discutindo formas de manter o Cartão Jovem relevante e ajustado às mudanças tecnológicas e sociais;
Empoderar a juventude, promovendo a participação e a capacitação dos jovens, garantindo que estes têm uma voz ativa na definição das políticas que lhe são dirigidas.
Para o Presidente da Movijovem, Miguel Perestrello, “Este evento foi mais um passo no fortalecimento do trabalho que temos desenvolvido no âmbito do Cartão Jovem e na criação de políticas que não apenas envolvam, mas empoderem os jovens. Estamos determinados a continuar esta transformação do Cartão Jovem com a participação ativa de todos os municípios e com a energia dos jovens, para podermos transformar ideias em ações concretas que certamente farão a diferença para as jovens gerações”.