25 anos depois da sua inauguração, a Pousada de Juventude de Lisboa Parque das Nações reabriu após ter sido alvo de obras de requalificação.
O investimento, que rondou os 200 000€, incidiu sobretudo na recuperação das áreas comuns e espaços de convívio e lazer, para oferecerem um serviço mais eficaz e confortável, mas também na reparação de vários problemas nos quartos, recuperando-os e renovando-os à imagem do que se espera que seja as Pousadas de Juventude do futuro.
No início do ano, em Almada, a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, anunciou, para além da reabertura de 3 pousadas (Guarda, Portalegre e Vila Real), a realização das obras de reabilitação da Pousada de Juventude de Lisboa do Parque das Nações. 6 meses depois, a Pousada de Juventude da Guarda já reabriu e as obras de requalificação da unidade de Lisboa Parque das Nações já estão concluídas. Este caminho é fruto da vontade e da confiança que o Governo tem tido em trabalhar com a Movijovem na procura de novas e melhores soluções para continuar a promover a mobilidade juvenil e cumprir os desígnios da Movijovem.
Esta pousada foi uma importante infraestrutura no apoio à crise pandémica acolhendo pessoas sem-abrigo que provocou danos na estrutura, aliados aos problemas normais duma das pousadas com maior procura e 25 anos depois da sua inauguração.
E 25 anos depois desta pousada ser aberta para servir de alojamento para jovens de todo o mundo aquando da Expo 98, estas obras de requalificação chegam a tempo de voltar a receber jovens de todo o mundo, mas desta vez para as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizarão a poucos metros da pousada. E 25 anos depois pretende-se que ela volte a ser o ponto de encontro para jovens de diferentes países e culturas, proporcionando-lhes uma atmosfera acolhedora aliada à boa experiência que irão ter em Lisboa.
Posto isto, esta continuará a ser um grande apoio às escolas, às equipas desportivas, aos grupos de jovens que visitem Lisboa e que os pais, que hoje em dia muitos até ficaram alojados em Pousadas de Juventude em visitas de estudo e férias, fiquem tranquilos que os seus filhos vão ter boas condições e uma excelente experiência tal como eles tiveram no passado.
Este era um investimento muito prioritário e fundamental para a sustentabilidade da Movijovem. A Movijovem funciona como um todo e a rede de Pousadas de Juventude precisa que as unidades com maior procura tenham a capacidade para continuar a responder a essa procura permitindo conferir sustentabilidade financeira à rede para que seja possível manter abertas as unidades que apesar da menor procura cumprem um propósito fundamental na promoção do turismo juvenil em todas as regiões do país.