Notícias

VOLUNTARIADO JOVEM PARA O TURISMO SOLIDÁRIO

As Pousadas de Juventude estão a dinamizar um programa de Voluntariado Jovem para o Turismo Solidário com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais solidária e sustentável.

Um programa social onde todos podem fazer a diferença. São vários os projetos que se podem encontrar, numa qualquer Pousada de Juventude de norte a sul, do interior ao litoral.

As tarefas em que se pode participar são muito diversificadas. Dependem muito dos interesses e qualificações, da lista de ações previamente criadas pelas organizações intermediárias e/ou acolhedoras ou, no limite, resultante das necessidades identificadas pela/na comunidade e pelos/nos seus habitantes.

Podem ir desde cozinhar refeições para pessoas carenciadas, ensinar música ou idiomas, proceder à limpeza de florestas e percursos de água, fazer trabalhos domésticos ou prestar apoio domiciliário a pessoas idosas, entre outros.

Estes são só alguns exemplos de tarefas que podem ser organizadas sob o conceito de turismo solidário. A sua execução permitirá melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população-alvo; estimular a interação social, enquanto fator de combate à solidão e exclusão; dinamizar a atividade económica e cultural das regiões abrangidas; e cuidar do meio ambiente de determinada região.

Por outro lado, vai permitir aos participantes experienciar um período de férias bem diferente, interessante e económico. Conhecer pessoas, envolvimento na rotina diária das Pousadas de Juventude, viver como vivem os habitantes locais e partilhar essa vivência com eles. Uma experiência marcante, com a possibilidade dos participantes apreenderem a cultura e os saberes tradicionais da comunidade e do local visitado. Uma experiência única!

Para mais informações e inscrição podem consultar este link.

 

 

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119

movijovem@movijovem.pt
www.movijovem.pt

Segue-nos