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Entrevista da Revista Pontos de Vista ao Presidente da Movijovem

Entrevista da Revista "Pontos de Vista" ao Presidente da Movijovem, Nuno Coelho Chaves, publicada na sua edição impressa de junho de 2018:

Movijovem: explorar, envolver, evoluir

De que forma é que a Movijovem tem vindo a perpetuar este desiderato?

A Movijovem, ciente da missão que o seu objeto social encerra, tem colocado a sua rede continental de turismo juvenil, constituída por 42 pousadas de juventude ao serviço da mobilidade e das necessidades dos jovens, nacionais e estrangeiros, proporcionando-lhes experiências junto do património cultural, histórico e natural do nosso país, mas também das realidades urbanas e rurais, de praia e de natureza. É por termos sempre presente essa responsabilidade e o interesse público que ela reveste que trabalhamos todos os dias para contribuir para a sua mobilidade a preços competitivos, com produtos e serviços inovadores, mas acima de tudo para que o quotidiano da Movijovem seja um poderoso instrumento de enriquecimento social, educativo, cultural, desportivo e recreativo daqueles que a procuram e nela confiam.

No passado dia 22 de janeiro foi eleito como o novo presidente da Movijovem. O que representou para si esta vitória e quais os planos/projetos que se propõe cumprir?

A eleição como novo presidente da Movijovem representa um desafio que está ancorado numa estratégia, para o período 2018-2020, que tem como mote três E’s: Explorar, Envolver, Evoluir.

Nortearemos a nossa ação, com o envolvimento de todos os colaboradores da Movijovem, no sentido de afirmar as Pousadas de Juventude como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental, em todo o território, colocando as energias e o potencial desta rede, dentro do quadro da sua missão, no posicionamento de Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

De que forma pretende prosseguir com o aumento da vossa atividade comercial no sentido de reforçar a missão social?

Queremos tirar o máximo proveito das novas tecnologias, de novos conceitos e abordagens comerciais, de modo a dispor paulatinamente de uma rede moderna e inovadora. Os jovens e os adultos portugueses são os mais conectados à internet na Europa. É por isso que temos de responder às transformações da sociedade, simplificando processos, modernizando a nossa organização e diversificar os serviços que prestamos. Por outro lado, a nossa atividade comercial passa igualmente pela reorientação da estratégia do Cartão Jovem EYC, efetivando o seu papel enquanto programa de política pública de juventude. A conjugação destas orientações permitirá aumentar a atividade comercial sem, contudo, colocar em causa a qualidade do serviço já prestado, que faz da Movijovem uma referência.

Em 2017, a Movijovem atingiu os melhores resultados de atividade desde a sua fundação, com as Pousadas de Juventude a registarem 489.000 dormidas, o Cartão Jovem EYC 173.000 unidades e o INTRA_RAIL mais de 1.500 unidades. Com estes números tão positivos, acredita que é possível fazer melhor?

De facto, estamos a falar de excelentes resultados de atividade que orgulham a Movijovem pelo reconhecimento público das marcas e dos produtos que estão à sua gestão. Acreditamos que podemos ir ainda mais longe, aumentando a atividade das Pousadas de Juventude, apostando na comunicação e marketing, na estruturação do produto, na fidelização de novos clientes e na redução da sazonalidade. Vamos continuar a investir na ativação promocional do INTRA_RAIL, que entre outras ações, terá em Cascais – Capital Europeia da Juventude 2018 um grande momento de destaque, através da realização de um INTRA_RAIL Live Trip promocional. Como tive oportunidade de referir anteriormente, estamos igualmente apostados na reorientação da estratégia do Cartão Jovem EYC, que consistirá na sua modernização e promoção do envolvimento dos jovens em novos processos e projetos de formação pessoal, social e profissional, nomeadamente, implementando uma App e a tecnologia NFC à gestão de utilizações, dinamizando, assim, o portal web criando, por conseguinte, um sistema de reporte, avaliação e inovação permanente.

A Movijovem é membro de diversas organizações europeias e internacionais, entre as quais a EYCA (European Youth Card Association) e IYHF (International Youth Hostel Federation). A cooperação internacional será um dos pontos mais fortes da sua liderança?

Vamos continuar a aprofundar e a promover a cooperação. A Movijovem tem para com as diversas organizações europeias e internacionais de que é membro o entendimento de que o seu estatuto de fundador comporta um comprometimento acrescido. Essa visão traduz-se em ações como a coorganização da 34.ª Conferência Anual e Assembleia Geral da EYCA, que se realizará em Cascais – Capital Europeia da Juventude 2018 e na realização, em Lisboa, de uma reunião da Direção da EYCA, mas também, no estabelecimento de formas e protocolos de cooperação com outras organizações congéneres, ao nível da Hostelling Internacional, como é o caso do recentemente celebrado com a Rede Espanhola de Albergues Juvenis e que visa a promoção conjunta do património cultural no destino ibérico. Este último caso reflete, ainda, a nossa aposta na segmentação do mercado ibérico e europeu como alavanca de crescimento, sem descurar outros mercados internacionais, designadamente, o do Brasil, dos Estados Unidos e da Ásia.

A terminar, que mensagem lhe aprazaria deixar? 

Permita-me deixar duas mensagens que me parecem muito importantes. Estamos no início de um ciclo de intenso trabalho na Movijovem, num momento em que o país e a Europa celebram o Ano Europeu do Património Cultural. E nesse contexto, a primeira mensagem que quero deixar é um convite a todas e a todos que neste ano, individualmente ou em grupo, queiram explorar e desfrutar do imenso património material e imaterial que constitui a identidade do nosso país e do nosso povo. A segunda mensagem é essencialmente de agradecimento aos que fazem da Movijovem uma entidade de excelência na área da mobilidade juvenil e aos que confiam na Movijovem, nos seus serviços e nos seus produtos. É essa confiança, bem patente nos resultados da atividade da cooperativa, e o trabalho incansável dos nossos colaboradores que nos animam e inspiram na nossa missão junto dos jovens portugueses e estrangeiros, no fundo, a fazer-lhes viver Portugal.

Fonte Original: Revista "Pontos de Vista"



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