Notícias

Movijovem presente no Seminário Nacional da FNAJ “Participa+”

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, organizou entre os dias 17 e 19 de novembro, na cidade de Chaves, o Seminário Nacional “Participa+”, no âmbito da temática Juventude e Poder Local.

Nuno Chaves, Vogal da Direção da Movijovem, foi um dos oradores convidados a participar no painel “Políticas de Juventude no Poder Local”. Integraram ainda este painel Carlos M. Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, José Miguel da Silva, Diretor Adjunto da Agência Nacional Erasmus+ JÁ e Marinho e Pinto, Eurodeputado.

Na sua intervenção, Nuno Chaves abordou a importância do envolvimento e diálogo estruturado entre os decisores políticos, as organizações de juventude e os jovens, em geral, dando como exemplo a entrada das duas maiores plataformas de representação do associativismo jovem – a Federação Nacional de Associações Juvenis e o Conselho Nacional de Juventude - no capital social da Movijovem. “Com esta medida tornámos efetiva a representação dos jovens na discussão e construção de políticas públicas de juventude, no âmbito da mobilidade juvenil”, referiu o Vogal da Movijovem.

Nuno Chaves realçou também o papel social das Pousadas de Juventude na promoção de ações de mobilidade, intercâmbio e turismo juvenil, na sua vertente social, possibilitando aos jovens portugueses e aos mais desfavorecidos, em particular, um contacto com a realidade e o património cultural, histórico e natural do país, e contribuindo assim para a valorização da formação socioeducativa e para o reforço dos laços culturais e identitários.

A criação do programa “Cartão Jovem Municipal” foi mais um exemplo citado na intervenção de Nuno Chaves, pela sua importância na promoção, de forma articulada, da mobilidade e o acesso a produtos, bens e serviços de lazer, cultura, entretenimento, desporto, tempos livres, informação e formação, proporcionando, ainda, aos jovens dos 12 aos 30 anos, um conjunto de vantagens, tais como descontos, reduções, isenções ou serviços exclusivos, prestados pelas autarquias, por entidades públicas e privadas, ao passo que, indiretamente, contribui para a dinamização da economia local, através da rede de parcerias e benefícios.

 

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119

movijovem@movijovem.pt
www.movijovem.pt

Segue-nos