Notícias

Movijovem destaca centro multi-disciplinar onde vai renascer pousada de juventude

Braga terá uma das melhores Pousadas de Juventude integrada num centro de juventude. A afirmação foi feita ontem por Ricardo Araújo, presidente da Movijovem, à margem da sessão de assinatura de um protocolo entre a Agência Erasmus+ Juventude em Ação e a Movijovem, permitindo, através desta colaboração, descontos e condições especiais para as organizações com projectos aprovados pelo Erasmus+.

De referir que a autarquia irá gerir e explorar a actual pousada da juventude, localizada na Rua de Santa Margarida, pelo prazo de 40 anos com a contrapartida de realizar obras, num investimento superior a 800 mil euros.

O presidente da Movijovem elogiou a opção tomada pela autarquia bracarense, argumentando que “é um edifício que está bem localizado, no centro da cidade, como é importante estarem localizadas as pousadas da juventude nestes meios urbanos. E para os resultados de exploração da pousada é muito importante a sua localização, para além de que é um edifício que já está consignado a funções na área da juventude”, realçando que “é um edifício que tem todas as condições para ter uma boa pousada da juventude integrada num projecto que é de um centro de juventude. Um equipamento moderno, actualizado, à escala do que já se faz ao nível das melhores políticas europeias da juventude que é ter edifícios multi-facetados. Não é só um espaço de alojamento, mas um espaço multi-disciplinar dedicado à juventude, com espaço de formação e de serviço de apoio aos jovens”.

Ricardo Araújo garantiu que o projecto para a requalificação da pousada está praticamente concluído para ser lançado concurso. O presidente da Movijovem assinalou como positivo o novo modelo de gestão que permite que as pousadas de juventude possam ser geridas não só pela Movijovem, mas também por outros parceiros, sejam eles entidades públicas ou privadas. “Estamos até ao final do ano a operacionalizar a transição. Só a a partir de 1 de Janeiro é que estes concessionários das pousadas que foram adjudicadas entram efectivamente na gestão operacional da pousada”, explicou Ricardo Araújo.

No caso de Braga, que tinha uma das “piores” pousadas da juventude “permitirá a reabilitação da pousada de juventude, permitindo que Braga possa ter uma pousada de juventude condigna com a sua dimensão, com a sua história e com o trabalho que tem na área da juventude”, sublinhou o responsável da Movijovem. Ricardo Rio realçou “o alcance da requalificação da pousada, em termos de atractividade e de oportunidade de acolhimento dos jovens. Braga precisa de uma infra-estrutura desta natureza face ao volume de actividades realizado”.

In Correio do Minho

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119

movijovem@movijovem.pt
www.movijovem.pt

Segue-nos