Notícias

Movijovem assina protocolo para a instalação de nova Pousada de Juventude em Celorico de Basto

Nova Pousada de Juventude surge no âmbito da implementação do novo modelo de gestão da Rede

Alojamento para jovens, e não só, será uma realidade em Celorico de Basto. O presidente da Movijovem, Ricardo Araújo, e o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, vão assinar o protocolo de instalação da Pousada de Juventude de Celorico de Basto.


Um ato oficial marcado para o próximo dia 22 de setembro, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.


A Pousada de Juventude de Celorico de Basto será a primeira Pousada a integrar a Rede Nacional após a implementação do novo modelo de gestão, que veio permitir não só a possibilidade de concessão da gestão de Pousadas de Juventude existentes a outras entidades, através de concursos, como também a possibilidade de integração de novas Pousadas de Juventude.


Esta cerimónia pública constituirá uma oportunidade para, em jeito de balanço, a apresentação do trabalho desenvolvido pela Movijovem nestes últimos anos, e dos resultados da implementação deste novo modelo de gestão, nomeadamente as concessões de gestão das Pousadas de Juventude.


Neste novo modelo a Câmara Municipal de Celorico de Basto será responsável pela reabilitação do imóvel e gestão do mesmo. A Pousada de Juventude de Celorico de Basto passará automaticamente a integrar a Rede Nacional de Pousadas de Juventude gerida pela Movijovem e da Rede Internacional “Hostelling International”.


Com estas instalações estão criadas as condições de qualidade de alojamento, constituindo assim uma estrutura de apoio e incentivo à mobilidade dos jovens em geral, tendo como finalidade a criação de condições para o desenvolvimento de atividades e ações que possam contribuir para a ocupação formativa dos tempos livres dos jovens, numa perspetiva cultural e socioeducativa e de desenvolvimento da região.


Na generalidade englobará locais de receção, serviços administrativos, de atividades culturais de natureza diversa (sala convívio) e de serviços, que serão localizados no rés-do-chão do edifício da estação. O alojamento propriamente dito será constituído por quartos duplos, múltiplos, familiares e apartamentos.


A Pousada da Juventude de Celorico de Basto compreenderá o edifício da Estação, o alpendre, a antiga casa do chefe da estação e um edifício de sanitários de uso comum.

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119

movijovem@movijovem.pt
www.movijovem.pt

Segue-nos