Notícias

Cartão Jovem passa a ser cartão de estudante para alunos do Chapitô

O cartão de identificação dos estudantes da Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (EPAOE), do Chapitô, em Lisboa, vai passar a ser o Cartão Jovem. A medida, que oferece aos alunos milhares de descontos em todo o país e em 36 países europeus, faz parte de um protocolo de cooperação entre a instituição artística e a Movijovem, gestora do programa Cartão Jovem EYC em Portugal.

A partir de agora, ao invés do antigo cartão de estudante, os alunos da EPAOE vão ter um Cartão Jovem que os identifica oficialmente, feito em plástico biodegradável e personalizado com uma imagem própria, exclusiva e original do Chapitô, mas que mantém o acesso a todas as vantagens e oportunidades do Cartão Jovem Clássico.

Os novos cartões, que são os primeiros da chancela ‘Cartão Jovem Escolar’, ficam disponíveis de forma gratuita para todos os alunos já a partir deste ano letivo. Na visão de Teresa Ricou, presidente do Chapitô, este protocolo “abre portas sem fim”. A responsável não esconde o contentamento por ver mais uma vez a escola a ser pioneira. “A inovação é da natureza do Circo, por isso fica-nos bem ver os nossos alunos serem os primeiros a ter o Cartão Jovem Escolar”, acrescenta.

“Queremos incorporar, no Programa Cartão Jovem, determinados princípios e valores, nomeadamente relacionados com inclusão, solidariedade, combate às desigualdades e integração dos jovens. Queremos que o Cartão Jovem seja um programa que, sendo uma ferramenta de mobilidade juvenil e de divulgação de oportunidades, consiga consagrar direitos e corporizar princípios e valores, motivando os jovens a exercerem o seu papel transformador na sociedade. Valores esses que, desde sempre, estiveram na génese multicultural e inclusiva do Chapitô, um parceiro de excelência para este novo passo”, acrescenta Nuno Coelho Chaves, presidente da Movijovem.

O protocolo assinado pelas duas instituições esta quinta-feira (27) ao final da tarde em Lisboa prevê ainda outros tipos de colaboração entre as duas entidades, nomeadamente um projeto de redecoração de uma Pousada de Juventude com recurso a elementos de decoração fabricados no Chapitô com materiais reaproveitados e reutilizados. A Movijovem e o Chapitô promoverão ainda, em conjunto, atividades de educação cultural na rede de Pousadas de Juventude, residências artísticas, e atribuirão, como prémio de mérito escolar, dois passes Intra_Rail XCape.

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 100

movijovem@movijovem.pt
www.movijovem.pt

Segue-nos